sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O Hotmail, bloqueando software livre

A algumas semanas atrás, usuários do Firefox para Linux que tentassem acessar o Hotmail viam uma mensagem de navegador desatualizado (mesmo com a última versão) antes de poder ler os e-mails, mas ainda podia lê-los e escrever novos e-mails usando a versão clássica.

A partir de hoje (ou melhor ontem), dia 05/10, o Hotmail apareceu de cara nova, e deu mais uma surpresinha para os usuários Firefox do Linux e até para usuários do Google Chrome para RWindow$. Passou a ser impossível responder ou escrever qualquer mensagem com estas configurações, porque o campo de escrever o corpo do texto fica desabilitado!

Quando é acessador qualquer site, antes que se veja a página, o navegador faz uma requisição http (envio de uma mensagem) ao servidor onde está hospedado o site, "negociando" (trocando informações) para poder acessá-lo. No cabeçalho (header) desta mensagem, é necessário que algumas informações sejam enviadas, tal como idioma, navegador, tipo de codificação usada (pode ser necessário suportar caracteres chinêses, árabes), etc.

Essas informações são enviadas inclusive para melhorar a compatibilidade com o sistema do usuário, para que ele possa escolher o idioma preferido para ver a página e os webdesigners podem adaptar os códigos ao navegador para assegurar que a maioria deles sejam suportados.

A linha do cabeçalho que nos interessa aqui é a que informa o navegador, o cabeçalho dessa requisição que nosso navegador envia inclui uma linha que começa por "User-agent: " que inclui informações do seu navegador e sistema operacional.

Como essa mensagem é enviada pelo próprio navegador, felizmente o Mozilla Firefox por ser altamente customizável via plug-ins permite modificar estes cabeçalhos. E foi o que eu fiz para voltar a acessar o site do hotmail normalmente.

Teste feito com Ubuntu 8.04, com última versão do Firefox, 3.0.3, conforme imagem 1.
Primeiro tentando acessar normalmente. Logo ao fazer login, o usuário Linux se depara com a mensagem de que o navegador está desatualizado, conforme Figura 1. Cliquei em "continuar assim mesmo" (é inútil clicar no navegador para atualizar, ele manda para o site do navegador, no caso firefox.com, que tem a mesma versão que eu tenho instalada).

Após clicar, parece ser possível navegar e ler e-mails normalmente, mas ao tentar responder algum e-mail, ou criar um novo e-mail, o campo de digitar email aparece indisponível (não é possível digitar a mensagem nele, repare nos botões cinza agora, segundo o site www.useragent.org o meu user-agent é: Mozilla/5.0 (X11; U; Linux i686; pt-BR; rv:1.9.0.3) Gecko/2008092510 Ubuntu/8.04 (hardy) Firefox/3.0.3

Utilizando um plugin que permite modificar os cabeçalhos (eu usei este: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/967 ver imagem ao lado).
Fui em Tools (Ferramentas na edição em português), modify headers, e no canto de cima, na esquerda, cliquei naquele combobox ali e em modify, digitei na esquerda "User-Agent" e na direita "Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; pt-BR; rv:1.8.1.7) Gecko/2008092510 Firefox/3.0.3". Clique em Save, depois clique em Enable All.

Abrindo de novo o hotmail, surpresa, a mensagem de atualizar o navegador não aparece mais, apesar de estar informando a mesma versão do navegador. Indo ao que interessa, bingo! Ao criar uma nova mensagem o campo de escrever se habilita imediatamente! E mais, se o user agent ali for da versão 2.0 (ao menos 2.0.0.7, que era o useragent original que eu peguei ali), também funciona, apesar de ser uma versão bem mais antiga...

O que mudamos aqui é apenas o que o navegador INFORMA ser o sistema operacional do usuário. Nada é alterado em termos de interpretação do código, tudo deveria ser lido da mesma forma a não ser se o código mudar por determinação da página, como no caso... ou seja, se ninguém se preocupa-se com a versão Linux do Firefox, ia funcionar, porque a versão que funciona no Windows sem alteração alguma funciona no Linux, mas alguém resolveu alterar a página que é enviada para clientes Linux para ser enviada uma que não funciona!
Se a versão que funciona no windows funciona no Linux, porque diabos o hotmail parece enviar um código diferente que não funciona para os navegadores que informam usar Linux?

O problema também ocorre no próprio Windows no navegador Google Chrome (também livre), talvez não bloqueem o Firefox para Windows porque está popular demais e iam perder usuários, mas concorrentes chaves são bloqueados.
No entanto, no navegador ópera (fechado, porém gratuíto) para Linux testando aqui na versão 9.61, não havia bloqueio.

Agora, outra parte que nos interessa é: Hotmail com campo de texto bloqueado (repare nos botões cinzas, aí não é possível clicar no campo de texto e digitar o texto):




Após utilizar essa dica que eu postei aqui, vejam o que aconteceu!


Logo após realizar vários testes, foi comprovado que o firefox tinha voltado à sua normalidade.

Espero que tenham gostado!
Fui!
:-)


Nenhum comentário: